top of page

Falhas no disco de freio em caminhões: como identificar?

O disco de freio desempenha um papel muito importante na segurança de qualquer veículo e, principalmente, em caminhões, afinal por serem veículos pesados precisam que esse item tenha uma excelente eficiência operacional.


Para evitar acidentes é de extrema importância que os caminhões sejam revisados por gestores de frotas e recebam a manutenção completa.


Neste blog vamos falar sobre como identificar falhas no disco de freio e quando é importante realizar uma revisão e manutenção preventiva do caminhão. Acompanhe:

Sinais que indicam a troca dos discos de freio:

  • Barulhos nas rodas ao frear;

  • Quando é necessário pisar muito fundo no pedal do freio para que o veículo pare;

  • Trepidações e ruídos;

  • Superaquecimento: quando freamos é gerado um calor que pode superaquecer e gerar trincas no disco de freio, essas trincas comprometem o bom funcionamento da estrutura do disco, reduzindo a capacidade de frenagem;

  • Corrosão: os veículos passam por diversos lugares o que pode ocasionar em acúmulo de resíduos e sujeira, corroendo os discos e deixando a frenagem menos eficaz.

Dicas para evitar o desgaste dos discos de freio:

  • Manutenção preventiva: esse processo inclui estar atento a todos os detalhes do veículo: inspeções regulares, troca dos discos desgastados, limpeza adequada e aplicação de fluído de freio de qualidade.

  • Condução defensiva: além da manutenção frequente e preventiva é importante que o condutor também esteja atento e dirija de forma correta, realizando a condução defensiva, respeitando os limites de velocidade, evitando freadas bruscas que desgastam os discos de freios e também os pneus.


Gostou dessas informações? Continue nos acompanhando nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos sobre segurança e economia no trânsito.



Comments


bottom of page