Os pneus são uma parte fundamental para o bom funcionamento, segurança e estabilidade do veículo.
Sabemos que a vida útil de um pneu se dá por diversos fatores, um deles é o local por onde o veículo roda. E, em uma frota, os veículos rodam por diversos quilômetros e tipos de estradas que podem comprometer a durabilidade do pneu. Por isso, é importante estar atento aos cuidados e manutenção.
Separamos algumas dicas para saber o momento certo para fazer a troca dos pneus. Acompanhe: Sinais de desgaste:
Pneu “careca”: esse é um dos primeiros sinais de desgaste e que compromete a segurança do condutor e passageiro, pois o pneu perde a aderência, sendo agravado em caso de chuva pela aquaplanagem.
Pneu aparenta rachadura ou bolha: pode surgir devido ao rompimento na estrutura do pneu, geralmente é causado por impactos, como passar em buracos.
Banda de rodagem aparente: nesse caso é indicado a troca imediata do pneu.
Além disso, esteja atento a manutenção completa do veículo, como freio, amortecedores, suspensão, entre outros, pois eles também auxiliam na durabilidade dos pneus e evitam maiores danos ao veículo.
Lembre-se de usar os pneus recomendados para o veículo, não tente combinar diferentes tipos de pneus isso gera instabilidade e reduz a capacidade de centro em curvas, comprometendo a segurança de motoristas, passageiros e da carga, em caso de frotas.
Dirija com cuidado evitando frenagens bruscas, manobras perigosas e alta velocidade, esses comportamentos comprometem a vida útil do pneu e aceleram o desgaste, ocasionando problemas para o veículo.
Comments