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Recapagem de pneus: método para economia financeira e ambiental

Quando falamos de recapagem de pneus, na maioria das vezes estamos pensando em uma estratégia para economizar recursos financeiros sem deixar de lado o aspecto da segurança dos veículos e dos colaboradores que operam o equipamento - especialmente quando se trata de recapagens realizadas em frotas de caminhões, ônibus ou máquinas agrícolas. Mas como o processo é realizado e quais são os benefícios em adotar a prática no dia a dia do setor de manutenção de uma empresa? Conhecer as características desse método é extremamente importante para que o resultado apareça - tanto nas estradas quanto no caixa das organizações, principalmente daquelas em que o modelo de negócios principal é o transporte de cargas. A recapagem dos pneus consiste no aproveitamento da estrutura do pneu que já foi utilizado ou está em utilização e sobre ela é colocada uma nova camada de borracha. Isso prolonga a vida útil dos pneus - que podem ser usados novamente em boas condições nos veículos. Custo-benefício e manutenção

Por ser um sistema mais barato de manutenção dos pneus, é bastante utilizado por empresas que possuem veículos de frota - como transportadoras, viação e fazendas. O custo-benefício do pneu recapado gera uma grande economia financeira e ambiental, pois evita a compra de novos pneus, a produção de lixo e descarte antecipado e incorreta do material. Entretanto, a implantação da recapagem dos pneus de uma frota só é possível com a revisão periódica dos componentes. O segredo é ficar atento ao Tread Wear Indicator (TRI) que indica o desgaste da banda de rodagem. Assim, você saberá o momento correto de recapar o pneu. As etapas da recapagem de pneus

A recapagem de pneus é composta de seis etapas e negligenciar uma delas pode colocar os planos de economia e segurança em risco. Por isso, preste atenção e siga todas as fases conforme a lista abaixo:

  • Higienização

  • Inspeção

  • Raspagem

  • Análise da carcaça do pneu

  • Consertos

  • Aplicação das bandas

Importante: o processo de recapagem pode ser realizado de duas a três vezes em cada pneu, mas a recuperação vai depender das condições do produto - que podem variar conforme a calibragem dos pneus, frenagens ou arrancadas bruscas, a velocidade como o veículo é conduzido, etc. Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais. Siga a gente no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube.

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